12 julho 2016

A importância de se ter uma boa alimentação


Os alimentos são a condição essencial para a manutenção da vida, ou seja, eles são indispensáveis para nós e qualquer infração que cometemos o nosso corpo reflete de inúmeras maneiras, daí se concretiza aquele famoso ditado: “Nós somos o que comemos”.

A alimentação consiste em obter para o corpo nutrientes importantíssimos, que só conseguimos obter através dos alimentos.

O atual estilo de vida das pessoas consiste na maioria das vezes em uma rotina árdua de tarefas profissionais ou estudantis, e como consequência acabam adotando maneiras rápidas e práticas de se alimentar. Muitas vezes a alimentação é deixada para escanteio e se é optado alimentar-se em restaurantes de fast foods, contudo, muitas pessoas não sabem a importância que tem em se possuir uma alimentação balanceada e saudável.



Nutrir-se bem consiste em: quando, o que e quanto de alimento consumir. Várias pessoas optam por comer poucas vezes durante o dia, ficando em jejum, e nas refeições comer muito. Um perigo para a saúde, pois o corpo fica em carência de muitos nutrientes. Uma boa alimentação ajuda na prevenção de muitas doenças e no bom funcionamento do organismo, deixando-o apto para todas as funções e consiste em ter uma dieta que inclua diversos alimentos, de modo a garantir todos os benefícios encontrados nos alimentos.

São os nutrientes, especialmente as vitaminas e os minerais, peças fundamentais na construção da nossa saúde e que, ainda hoje, são ignorados da hora da alimentação. A exemplo do Potássio, um mineral importantíssimo encontrado nos vegetais como banana e abóbora, é responsável pelos impulsos nervosos que transmitem os sinais e que contrai os músculos para realizar os movimentos. O uso de polivitamínicos também é muito indicado para se obter as necessidades diárias de vitaminas, auxiliando na fortificação dos ossos, unhas, cabelos e pele.


Portanto é de grande importância fazer um prato colorido e variado, diversificar os alimentos, pois a carência destes minerais podem acarretar em doenças crônicas, como anemia. Uma alimentação equilibrada deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais. Vale ressaltar que nenhum alimento específico, ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição.


Beijos ❤️  Me sigam nas Redes Sociais ;)



7 comentários:

  1. Otimo post! Utilidade publica! Estou tentando rever minha alimentação, incluir maia frutas e fibras e principalmente menos acucar. Boa dica do prato colorido! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas amiga/nutri linda!
    Preciso urgente praticar uma reeducação alimentar já!

    ResponderExcluir
  3. Sté, estamos precisando mesmo cuidar da alimentação.
    Adoramos o post!! E vamos cuidar! Se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  4. O post é ótimo! Juro que tento ter uma boa alimentação... Porém vivo derrapando em gordice! Adoro comer tudo que não é legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Preciso muito mudar meus hábitos alimentares como muito junk food. Adorei o post esta super informativo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Estou em uma fase de reeducação alimentar e esse post super veio a calhar. Amei!

    ResponderExcluir
  7. ótimas dicas Ste, estou precisando me alimentar melhor, sempre comi besteiras e estou começando a sentir a necessidade de mudar esse hábito! Arrasou no post, beijinhos <3

    ResponderExcluir